Tradutor

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Powered By google

domingo, 26 de abril de 2020

História da Educação Física - Jogos Olímpicos até a Idade Moderna



ogos olímpicos da antiguidade, História da Educação Física, jogos olímpicos, educação física higienista, educação física militarista, História da Educação Física,
Parte 01 - História da Educação Física (veja antes para continuar).

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade como eram conhecidos, foi um festival religioso e atlético da Grécia Antiga que era realizado de 4 em 4 anos, ocorreu até o ano de 392 quando foi interrompido, foi ele que originou séculos mais tarde os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade ocorriam no santuário de Zeus e não poderiam participar os estrangeiros, escravos e mulheres, somente podiam participar atletas de classes mais favorecidas e aqueles que foram iniciados no desporto desde a infância, mostrava-se uma modalidade de pessoas selecionadas e com poder aquisitivo maior mas para a época era uma coisa normal.
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi retomado em 1896 pelo francês Barão de Coubertin, que tinha como ideal da educação através do esporte, ele queria propagar seu uso como instrumento de aproximação entre os povos, em benefício da paz. A célebre frase "O importante é competir" é atribuída a ele.


Leiam algumas curiosidades dos Jogos Olímpicos da Antiguidade:

ogos olímpicos da antiguidade, História da Educação Física, jogos olímpicos, educação física higienista, educação física militarista, História da Educação Física,


Por muitos anos a Educação Física foi confundida com a Ginástica e serviu de instrumento de controle do estado com a população, isso ocorreu em vários governos do nosso país. A prática de Atividade Física no período imperial era considerada inferior a atividade intelectual, ou seja, havia uma diminuição de quem praticava a mesma pois era associada ao trabalho escravo e era considerada de menor importância que a atividade intelectual.

Em 1851 é o início oficial da Educação Física como Ginástica ainda nas escolas brasileiras, mas a prática cheia de preconceitos não era oferecida as meninas.

ogos olímpicos da antiguidade, História da Educação Física, jogos olímpicos, educação física higienista, educação física militarista, História da Educação Física, EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA (até 1930):

Ocorre no processo de industrialização e urbanização da sociedade, com isso aumenta a proliferação de doenças infecciosas devido as condições de trabalho das pessoas. Com isso existe uma preocupação com a manutenção da saúde das pessoas, a Educação Física é vista como erradicadora de doenças, tem o papel de manter uma "mente sã, em corpo sã". Observamos uma preocupação com a prática de atividade física para toda população, incluindo as mulheres agora pois existe uma preocupação com o aumento de doenças nos indivíduos.






ogos olímpicos da antiguidade, História da Educação Física, jogos olímpicos, educação física higienista, educação física militarista, História da Educação Física, EDUCAÇÃO FÍSICA MILITARISTA (1930-1945):

No período da Era Vargas, ocorre em um período que o país está preocupado com possíveis guerras e conflitos por isso imagina-se que uma das formas de se proteger é se a juventude for capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, assim busca-se formar o "cidadão-soldado". 
Então nas aulas de Educação Física é fornecida a Educação Física Militar que é a prática física que busca o aperfeiçoamento da raça e a seleção natural dos indivíduos. Os valores buscados são a coragem, vitalidade, heroísmo e disciplina.






Na próxima aula finalizamos a última parte da história da Educação Física.
Até lá!

História da Educação Física - Homem primitivo, Atenas e Esparta.

________________________________________________________________


Jorge Luis - Profissional de Educação Física (UFMA)
Prof. CE Luís Augusto Barros - São Mateus/MA
Prof. Poço Comprido - Coroatá/MA
Pós Graduando em Fisiologia, Biomecânica e Personal Training (LABORO)
Twitter
Instagram

0 comentários:

Postar um comentário