Tradutor

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Powered By google

domingo, 26 de abril de 2020

Atividade Física e Imunidade em tempos de Coronavírus


atividade física, coronavírus, imunidade, atividade física e imunidade, aumentar imunidade com atividade física, sistema imunológicoA Atividade Física é essencial para aumentar a imunidade contra ataque de invasores externos, mas o que é a atividade física? Ela é definida como todos os movimentos produzidos pelos músculos esqueléticos, sendo portanto voluntários, e com gasto energético acima dos níveis de repouso. Isso quer dizer que toda Atividade Física é aquele que gastamos energia acima do nosso repouso utilizando os músculos que tem comando voluntários, ou seja, que temos controle sobre eles.


Temos que levar em consideração que a Atividade Física não é nenhum tipo de vacina mas o fortalecimento do sistema imunológico vai proporcionar uma rápida e eficaz resposta contra qualquer quadro de infecção. Além disso os efeitos da Atividade Física regular (aquela feita toda semana) proporciona benefícios para a vida toda como a diminuição do sedentarismo que afeta 70% da população brasileira que a partir da adolescência as pessoas reduzem o nível de atividade física, sendo as pessoas mais afetadas: mulheres, idosos, pessoas de nível socioeconômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Esse estilo de vida provoca um aumento da obesidade, já que a maior parte do tempo livre é passada assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames. E em tempos de Coronavírus a preocupação é maior, pois ficamos mais em casa realizando atividades sedentárias, com pouca movimentação, pouco gasto de energia, dessa forma a tendência é que nosso sistema imunológico tenha uma resposta tardia a qualquer tipo de invasão.
atividade física, coronavírus, imunidade, atividade física e imunidade, aumentar imunidade com atividade física, sistema imunológico, atividade física no parque
O mecanismo da melhora da defesa imunológica está associada à um efeito da atividade física regular em promover um aumento dos linfócitos, células denominadas "natural killers". Ele atua no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectados por vírus. 


Outro fator que auxilia a proteção do nosso organismo é o fato da atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona em um quadro de homeostase (onde todos os órgãos e estruturas estão em equilíbrio) entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos susceptível a diversas doenças.

Agora uma pergunta, se a Atividade Física melhora a imunidade então quanto mais atividade melhor a resposta?  NÃO

MUITA ATIVIDADE FÍSICA TEM O EFEITO OPOSTO



atividade física, coronavírus, imunidade, atividade física e imunidade, aumentar imunidade com atividade física, sistema imunológico, cansaçoA Atividade Física moderada provoca uma melhora da saúde geral e uma resposta melhor do sistema imunológico mas o excesso da mesma que são os exercícios de alta intensidade, aqueles que desgastam demais a pessoa vão provocar o efeito inverso, diminuem a imunidade e aumentam a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico. 


QUAL É O SEGREDO?

O segredo em tempos de quarentena e isolamento social é praticar atividades físicas sem exageros e sem muita cobrança por resultados, manter o nível de atividade física é importante para ter uma resposta ágil de possíveis invasões. E os exercícios em casa são a melhor opção para evitar a propagação do vírus, O que são os exercícios em casa e como praticá-los adequadamente? Bom, esse é o tema da nossa próxima aula.


Até lá!

________________________________________________________________

Jorge Luis - Profissional de Educação Física (UFMA)
Pós Graduando em Fisiologia, Biomecânica e Personal Training (LABORO)
Twitter
Instagram


Referências:
Avaliação do desempenho motor em testes de aptidão física em uma escola do Projeto PIBID., JORGE LUIS LIMA SOUSA , 01/2017
Nível de atividade física em adolescentes oriundos de uma escola polo de atuação do PIBID em Educação Física., ELILSON SANTOS FERREIRA , 01/2017

0 comentários:

Postar um comentário