Tradutor

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Powered By google

sábado, 25 de abril de 2020

História da Educação Física


História da Educação Física, homem primitivo, educação física na grécia antiga, atenas, esparta, atividade física, Qual a real importância da Educação Física para a nossa sociedade? Isso que tento explicar para vocês, já que a Educação Física significa que vamos estudar uma área que está ligada as práticas corporais produzidas pela humanidade. O que isso quer dizer? Significa que tudo que a educação física estuda e nos ensina foram atividades, esportes que foram produzidas ao longo do tempo, ou seja, não surgiu de uma hora para outra, ok?
Sendo que nossos principais conteúdos são: jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e o corpo humano (também faz parte do nosso conteúdo). Agora eu pergunto para vocês, sabe qual a importância real da Educação Física na história? O homem a utilizou em algum momento? Então é isso que vamos descobrir agora, vamos lá.

HOMEM PRIMITIVO – Nessa época os órgãos e músculos do homem que vivia nesse tempo eram mais resistentes, pois eles praticavam mais atividade física, se deslocavam por maiores distâncias, caçavam grandes animais, nadavam, lançavam, corriam... Enfim, eram mais preparados para as atividades do que nós somos hoje. Com o tempo foram aperfeiçoando a luta pela sobrevivência. Desta forma a maior importância da Educação Física era a sobrevivência, pois se o indivíduo não fosse o preparado o suficiente, viria morrer.

História da Educação Física, homem primitivo, educação física na grécia antiga, atenas, esparta, atividade física,
EDUCAÇÃO FÍSICA NA GRÉCIA ANTIGA: o exercício físico tinha uma importância grande no dia a dia do povo grego, ele complementava a aquisição de conhecimentos e a celebração das festas, dividido em duas cidades distintas: Atenas e Esparta.
ESPARTA: A importância da Educação Física para esta cidade e este povo é sua participação na preparação física dos guerreiros, onde só os mais fortes sobreviviam. Existia um treinamento pesado que começava com as crianças de apenas 7 anos sendo jogadas nas matas para se virarem, se a criança anos depois voltasse viva era treinada para se tornar um grande guerreiro de Esparta, destemido e sem medo.

História da Educação Física, homem primitivo, educação física na grécia antiga, atenas, esparta, atividade física, ATENAS: Ao contrário de Esparta aqui a busca pelo conhecimento, pela intelectualidade é o grande objetivo, então sua importância é que muito do que foi descoberto quanto como se realizar as atividades físicas foi estudado aqui, além do culto ao corpo em esculturas como tema central. Aqui os jovens praticavam ginástica desde os 14 anos como forma de manter uma mente sã em um corpo saudável.


Na próxima aula continuaremos contando um pouco mais da história da Educação Física, chegando aos dias atuais.

Até lá!

Aula 02 - Olimpíadas, Higienismo e Militar

________________________________________________________________


Jorge Luis - Profissional de Educação Física (UFMA)
Prof. CE Luís Augusto Barros - São Mateus/MA
Prof. Poço Comprido - Coroatá/MA
Pós Graduando em Fisiologia, Biomecânica e Personal Training (LABORO)
Twitter
Instagram

0 comentários:

Postar um comentário